Sobre cafés, restaurantes, locais especiais:
Há lugares em Buenos Aires onde se pode ir por conta própria, sem custos de um tour guiado, por conta apenas do consumo eventual que se venha a fazer no local. Entre estes locais, relacionaremos algumas dicas a seguir, exclusivas e que devem ser “sugeridas” a cada cliente Poltrona 1 como: Imperdíveis !
- El Ateneo: Este local não consta das indicações das agências de turismo, dos guias e dos “professores de tango” que viajam à Buenos Aires. Mas simplesmente é o local mais absolutamente fantástico para se visitar: uma livraria instalada nas dependências de um cine-teatro projetado em 1919, que fechou, e cujo local foi reaproveitado mantendo a arquitetura espetacular; frisas, dourados, teto, e onde instalou-se um belo ambiente de café no espaço onde antes era o palco. Ideal para ser visitada logo após um dos cafés da manhã em seu hotel. Mas não confunda: na Rua Florida, próximo aos hotéis você encontra a matriz de El Ateneo; NÃO é esta. O endereço a ser visitado é o da filial, que fica na Rua Santa Fé, na altura do número 1860. È uma visita cultural e também de compras para aqueles que buscam CD’s, DVD’s e livros (a maioria em español, obviamente). E ao final, o visitante já está em uma região da Av Santa Fé, cujas lojas em geral, possuem preços inferiores às da Florida e com mesma qualidade de designer.
- Café Tortoni: O café mais famoso, e histórico, da cidade, situado na Av de Mayo, 825. Datado dos idos de 1860, ainda conserva suas características originais, seu enorme pé-direito (altura), sua decoração arquitetônica, e suas salas anexas. O Salão Alfonsina, onde ainda ocorrem shows diários e a Sala de Bilhar. Neste café encontravam-se diariamente as pessoas que fizeram a história cultural e política da Argentina. É visita obrigatória! Para chegar até lá: se você está nas Ruas Florida ou Maipú, basta seguir direto no sentido decrescente da numeração que ambas as ruas (Florida e Maipú) cruzam com a Av de Mayo, lembrando que, em B Aires, TODAS as ruas, ao cruzar pela Rua Rivadávia, TROCAM seu nome, e, por exemplo, a Calle Florida, passa a chamar Calle Peru.
- Te Mataré Ramirez: Outro local (restaurante noturno) que é pouco conhecido pelo turista comum, pois não é indicado pela maioria dos operadores (por desconhecimento). Um local para um excelente jantar, à “media luz”, em ambiente agradável e muito bem freqüentado. Vale a pena ligar e reservar. Conheça antes um pouco do local no site: www.tematareramirez.com . Escolha o da Rua Paraguay.
- La Bistecca: Restaurante localizado no famoso bairro de Puerto Madero. De bom preço e estilo self service de alto nível, com todo o tipo de comida: saladas intermináveis, pratos quentes a escolher, e no que toca a massas e carnes: o comensal solicita sua carne de preferência diretamente ao assador; e escolhe seus molhos e massas, para que sejam preparadas no ato, à sua frente. Uma boa carta de vinhos, onde o tinto Terrazas de Los Andes é uma boa pedida econômica, na variedade Cabernet Sauvignon (para combinar com as carnes). Ainda em Puerto Madero você também encontra outros restaurantes num total de mais de 40...
- TEATRO COLON: Você já sabe, mas, nunca é demais repetir: é o Teatro que se situa entre os mais famosos em todo o mundo, pela história, acústica e arquitetura. Visitá-lo é obrigatório. Mas atenção: excepcionalmente em datas em que a cidade está inundada de turistas deve ser programada a visita com antecedência. Como ele está próximo dos hotéis, vá até ele, após o café da manhã no hotel, e verifique a situação de marcação de visitas. As visitas são guiadas, por um guia interno especializado, e em grupos. Paga-se uma taxa em torno de $ 10 a $20 (pesos).
- TEATRO CERVANTES: Outro teatro interessante, e desconhecido de turistas em geral. Fica próximo do Colon, na esquina da Calle Liberdad com Av Córdoba e somente aceita visitação às 6as feiras às 14 hs. Sua característica é a arquitetura com influência árabe-espanhola. Consulte os periódicos (jornais) locais para verificar qual a programação da semana.
- GALERIAS PACÍFICO: Em uma quadra inteira na Av. Florida, e logo na chegada ao seu interior: a surpresa de suas pinturas nas abóbadas. Com muitas lojas de perfumes e cosméticos, a sua maior característica. Um café simpático e simples, dentro de uma livraria e onde está o Centro Cultural Borges, onde se pode informar sobre aulas de tango. Normalmente todos os operadores de turismo oferecem um cupom, com Bônus de descontos para compras em suas lojas.
- UNICENTER: O maior shopping em tamanho, localizado fora do centro da cidade e que, por isso, desenvolveu uma estratégia para viabilizar a visita de turistas. Oferece um transfer realmente gratuito, por meio de ônibus executivo, terceirizado, que sai às 11:55h exatamente em frente ao Hotel Marriot, ao final da Calle Florida. O trajeto leva 30 minutos e na chegada, o motorista acompanha os passageiros até o setor do shopping onde cada um identifica-se como turista (apresentando RG ou Passaporte) e recebe cupons de desconto e um cupom para almoço grátis (realmente grátis) o qual, conforme a época, alterna-se entre os Restaurantes IL Gatto OU Rincón Jumbo. Importante: na chegada cada passageiro deve marcar seu interesse no transporte de retorno para evitar ser surpreendido pela falta de lugares, se deixar para a última hora, cuja saída ocorre às 18hs. OBS.: Todos os pacotes de operadoras e agências oferecem este item como sendo uma grande vantagem inclusa ... realmente é um item cortesia vantajoso e que vale a pena. Só que qualquer pessoa que esteja na cidade como turista, pode beneficiar-se deste item... o qual portanto não depende de ser comprado com uma agencia de viagens, como elas “deixam subentendido”... IMPORTANTE: Deve-se deixar esclarecido ao passageiro, antecipadamente, que é um item realmente cortesia, e que não possui valor embutido, e assim, não está sujeito a reembolso algum em caso de cancelamento de viagem. Este serviço às vezes é momentaneamente suspenso. Deve ser reconfirmado.
Para viajar a Buenos Aires, consulte a unidade Poltrona 1 mais próxima de você!