Por ANDREA TORRENTE - Gazeta do Povo
Cenários únicos da cidade italiana ganham programação especial e tem até beijo coletivo na Praça San Marco no réveillon
Há coisa mais romântica que ver os fogos de artifício iluminarem a laguna de Veneza e participar do Love, o beijo coletivo que milhares de casais trocam todo ano na Praça San Marco? Difícil imaginar algo que se compare à emoção e ao espetáculo de celebrar o Réveillon numa das cidades mais fascinantes e glamorosas do mundo. São vários programas, para todos os bolsos, para curtir a noite de fim de ano.
A concentração para aguardar a virada começa em San Marco, a praça que os venezianos chamam carinhosamente de “sala de estar mais bela do mundo”. Para não perder os jogos pirotécnicos, que costumam acontecer sobre as águas, é bom chegar com bastante antecedência para garantir um lugar no meio da multidão.
À meia-noite, o toque do campanário de San Marco dá o start para o espetáculo de luzes. Garrafas de espumantes estouram, taças se erguem para os brindes e a comemoração culmina no beijo coletivo, gesto de amor para dar as boas vindas ao ano novo. Em seguida, as pessoas se espalham pelas “calli”, as típicas ruas venezianas cheias de lojas, cafés, bares e locais para passar a noite dançando e bebendo. Se o frio não for muito rígido, circule pelas vielas, pare nas pracinhas e se junte as comemorações que acontecem em cada esquina. É o melhor jeito para se surpreender e se divertir, low cost.
Já quem procura um programa mais sofisticado pode optar por um jantar romântico à luz de vela em uma das embarcações que navegam pela laguna e oferecem este serviço. Pacotes com jantar, bebida e passeio de barco custam 190 euros por pessoa. O tour passa pelo Canal da Giudecca, estaciona na baia de San Marco e, após o jantar, é previsto o desembarque na Praça San Marco, para se juntar as comemorações e assistir aos fogos de artifício. Em seguida, a festa continua a bordo do navio com danças e brindes.
Os amantes da música e da ópera terão outro programa imperdível: o “Concerto di Capodanno”, no maravilhoso Teatro La Fenice. O concerto deste ano será dirigido pelo maestro americano James Conlon, diretor da Los Angeles Opera. Como de costume, o espetáculo vai se encerrar com o coro “Va’ pensiero”, do Nabucco, e o brinde “Libiam ne’ lieti calici”, da Traviata de Giuseppe Verdi. São três datas: quarta-feira (30) às 17h, quinta (31) às 16h, e sexta (1) às 11h15. Os ingressos custam entre 30 e 300 euros e podem ser comprados no site (www.teatrolafenice.com) do museu.