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5 temas que definirão o seu futuro como agente de viagens - Conteúdo

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Olá, seja muito bem vindo a este artigo da série “5 temas que definirão o seu futuro como agente de viagens”.

O objetivo desta série de artigos é apresentar temas essenciais para o sucesso do agente de viagens moderno e lhe mostrar sua importância.

Iniciamos pelo 2º Tema, na semana passada e, hoje, damos sequência pelo 1º tema.

Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é visto por muitos como apenas uma das diversas estratégias a serviço do marketing digital mas na realidade a sua relevância é muito maior.

O marketing de conteúdo surgiu muito antes da internet e dos computadores, na realidade a primeira ação conhecida de marketing de conteúdo foi lançada em 1895 pela John Deere, fabricante de máquinas agrícolas.

Este é o modelo tradicional de propaganda: você encontra uma empresa de mídia que converse com o seu público alvo, que aborde temas relevantes para este público e que tenha sua confiança. Você então paga para esta empresa mencionar o nome de sua marca na esperança de chamar a atenção de pessoas que podem comprar de você.

Como regra geral quanto mais o seu público confia naquele veículo e quanto mais próxima for a relação entre o conteúdo transmitido e o produto comercializado por sua empresa, mais resultados você terá e mais caro será anunciar ali.

Pense na Decolar.com anunciando os seus serviços no programa “O mundo Segundo os Brasileiros”. Esta é a dinâmica tradicional.

Foi aí que uma ideia genialmente simples surgiu: “por que não transformar a nossa empresa em um canal de mídia que converse com o público alvo abordando temas relevantes para ele e conquistando a sua credibilidade? Os custos seriam menores e o impacto seria maior. Ao invés de pagar para interromper por 30 segundos o conteúdo que as pessoas realmente querem consumir por que não criar o conteúdo que as pessoas querem consumir?”

Este é o espírito do marketing de conteúdo. A questão agora é…

Como o marketing de conteúdo pode fazer a diferença em sua agência de viagens?
Se você deseja atrair novos clientes e a propaganda parece a única opção saiba que está cada vez mais caro aparecer pois a concorrência não está para brincadeira. De acordo com a revista de comunicação Meio e Mensagem a CVC investiu em 2014 R$ 101,3 milhões em propaganda. Sabemos que com as grandes OTA’s os valores não são muito diferentes.

O link abaixo mostra a quantidade de acessos ao site do Hotel Urbano nos últimos seis meses: o alto volume de tráfego é estimulado (e somente é obtido) pelos altos investimentos em propaganda.

Visualizar gráfico com acessos ao site Hotel Urbano nos últimos 6 meses.

Este outro link mostra a quantidade de acessos ao blog de viagens Melhores Destinos também nos últimos seis meses: o alto volume de tráfego não contou com recursos publicitários.

Visualizar gráfico com acessos ao blog Melhores Destinos nos últimos 6 meses.

Como o Melhores Destinos conseguiu esta façanha? Marketing de conteúdo!

O Blog se tornou referência e hoje influencia milhões de turistas brasileiros todos os meses através da produção de conteúdos que estas pessoas desejam consumir antes, durante e após viajar.

Acesse-o e repare em seu cuidado na construção dos artigos sobre os destinos, veja um bom exemplo na página sobre San Andrés.

Veja agora que interessante esta página com tudo o que o turista precisa saber para viajar, tudo!

Seja bem vindo ao Marketing de Conteúdo.

3 motivos pelos quais acredito que o marketing de conteúdo é importante para você, sua carreira e sua agência:
1 – Marketing de conteúdo é democrático:
Imagino que você ou trabalhe ou seja proprietário de uma pequena ou media agência de viagens, afinal, 90% dos profissionais do setor trabalham nelas.

Sendo uma agência de viagens de pequeno ou médio porte imagino também que vocês não possuam os recursos financeiros necessários para competir com as cifras milionárias investidas em publicidade tradicional, estou certo até aqui?

Se você se enquadra neste cenário o marketing de conteúdo é capaz de lhe entregar excelentes resultados com os recursos que você já possui. Lembre-se do case Melhores Destinos!

Com as ferramentas certas, criatividade e disposição para pesquisar, criar e compartilhar o seu conhecimento em forma de conteúdo você já tem tudo o que precisa para começar.

Uma sugestão: Não espere que a iniciativa parta sempre da agência, “seja a mudança que você gostaria de ver em sua empresa”.
(frase do ilustre Gandhi, adaptada é claro).

Gostei muito de um trecho do artigo publicado pelo Níckolas Santana a poucos dias, ele diz: “Qual diferencial você pode trazer para sua agência? Já parou para pensar nisso? O seu chefe não deseja que tudo fique sob a responsabilidade dele e se você está trabalhando com ele isso significa que ele confia em você, então doe-se mais, comprometa-se com o serviço e agregue valor”. Afinal, você será diretamente beneficiado pelos resultados que gera. Sugiro a leitura deste artigo.

2 – O marketing de conteúdo vai muito além da simples propaganda:
Ao consumir conteúdos relevantes desenvolvidos pela sua empresa as pessoas confiarão em você. Ao fazer um bom trabalho neste sentido a sua empresa será vista como referência e especialista no assunto.

Vender para estas pessoas será então consequência natural.

A John Deeere em 1895 criou a revista “The Furrow” com o objetivo de ensinar aos fazendeiros como tornar suas propriedades mais lucrativas. Estes fazendeiros passaram a enxergar a John Deere como uma fonte indispensável de informação. Ao aplicar as técnicas ensinadas na revista (dentre elas comprar máquinas John Deere) os fazendeiros tornam suas propriedades cada vez mais lucrativas, se mantém no negócio e dispõem de recursos para continuar comprando os novos equipamentos John Deere. É um ciclo virtuoso que favorece a todos.

A revista existe até hoje e ajuda mais de 1,5 milhões de fazendeiros em 40 países a extrair o potencial máximo de suas propriedades.

Qual é o valor disso? O marketing de conteúdo é capaz de elevar o status de empresas que souberem explorá-lo. Estas empresas são alçadas de simples vendedoras para verdadeiras parceiras de seus clientes.

3 – Marketing de conteúdo é versátil e transa com todas as formas e processos de marketing, relacionamento e vendas:
Você pode utilizar o marketing de conteúdo no momento da venda, mostrando conteúdos de valor para inspirar e eliminar possíveis dúvidas de seus pax. Além do mais a que se resume o processo de vendas de uma viagem senão a transmissão de informações? Pense nisso!

Conteúdos são uma boa desculpa para manter contato com seus clientes e se relacionar com eles a longo prazo, enviando emails que eles irão realmente gostar.

Conteúdos produzidos sobre determinado destino, por exemplo, podem acompanhar orçamentos.

Conteúdos são a melhor maneira de introduzir um produto exótico, inovador ou diferenciado ao seu cliente.

Conteúdos são a melhor maneira de inspirar o seu cliente e fazê-lo pensar em sua próxima viagem.

Conteúdos são a melhor maneira de transformar comportamentos, eliminar dúvidas e remover preconceitos que seus passageiros possam ter com determinados produtos. Dia destes eu li um artigo com dezenas de imagens e informações sobre o Vietnam. Até então eu jamais havia considerado o Vietnam como um “destino desejável” e agora posso lhe garantir que isto mudou!

Conteúdos podem ser úteis aos seus clientes enquanto visitam o destino.

E por fim mas não menos importante: conteúdos são a melhor maneira de mostrar aos seus clientes o quanto você conhece do assunto, fazendo com que eles possam realmente confiar as suas viagens a você.

Se até aqui eu ainda não lhe convenci deixe eu lhe contar a minha mais recente experiência com marketing de conteúdo.

Uma de minhas experiências com o marketing de conteúdo:
Quando eu decidi fundar o JooceBox pensei: Será que as agências de viagens vão se dar conta da relevância daquilo que estamos fazendo? Do impacto positivo que podemos causar em seus negócios?

Para garantir que a resposta fosse positiva eu escrevi um e-book aonde compartilhei toda a minha visão sobre o cenário nacional do agenciamento turístico, suas atuais dinâmicas, o papel do agente nisso tudo e rapidamente contei como pretendemos ajudar. O material foi disponibilizado gratuitamente para cerca de 20 profissionais.

Nós ainda não lançamos o nosso produto mas os resultados já começam a aparecer, vou listar apenas 3 impactos positivos desta ação:

1 – Estamos no meio do processo de implementação do JooceBox em uma rede de agências de viagens com mais de 70 unidades (Poltrona 1).

2 – Contamos com mais de 100 agências de viagens inscritas para testar o nosso produto assim que ele for ao ar.

3 – Eu consegui conquistar o respeito do Edu que me forneceu este espaço (espaço onde estou publicando) aonde estamos agora mesmo trocando informações. De outra maneira você provavelmente demoraria a saber quem somos, o que fazemos e no que acreditamos.

Nada mal para uma empresa que sequer entrou no mercado certo!?

Se você também acredita que o marketing de conteúdo pode se transformar em um diferencial em sua agência de viagens você está no lugar certo. Siga o Agentes de Viagens.com nas redes sociais, inscreva-se na newsletter e fique por perto.

Gostei, a partir de hoje só farei marketing de conteúdo:
Calma, existem diversos fatores a considerar!

Antes de cancelar todos os seus investimentos publicitários acho importante dizer que anúncios e campanhas funcionam muito bem, seria no mínimo irresponsável dizer o contrário.

É inegável os resultados que milhares de empresas geram nos mais diversos formatos de propaganda, em especial quando estamos considerando um produto de massa ou uma empresa ainda jovem e pouco conhecida.

O que ocorre é que o marketing de conteúdo potencializa todos os seus esforços de divulgação.

Imagine os seguintes cenários:

Cenário A: O destino Peru e Argentina investem R$ 1 milhão em propaganda para divulgar suas atrações. Navegando na internet você se depara com um banner de um blog de viagem ou esbarra em um anúncio do Facebook que chama a sua atenção. Você clica no anúncio e é direcionado ao site oficial do Peru/Argentina. Repare na maneira como estes destinos trabalham o conteúdo de seu website, tudo é direcionado a gerar valor e auxiliar o turista a responder a seguinte pergunta: Eu gostaria de viajar para este lugar?

Cenário B: O destino Peru e Argentina investem R$ 1 milhão em propaganda para divulgar suas atrações. Navegando na internet você se depara com um banner de um blog de viagem ou esbarra em um anúncio do Facebook que chama a sua atenção. Você clica no anúncio e é direcionado a um site com uma tabela de preços e serviços inclusos para esta viagem, uma imagem “pobre” e só. Tudo é direcionado somente a vender um produto (é assim que a maioria das agências de viagens faz).

Em qual destes dois cenários você estaria mais propenso a visitar o destino?

Qual estratégia seria capaz de gerar o maior retorno sobre o valor investido?

O marketing de conteúdo é um tema tão empolgante quanto complexo e falarei muito sobre ele por aqui. Espero lhe ajudar a conquistar excelentes resultados!

Em breve trago o segundo artigo da série com mais um tema que dividirá o agente de viagens do futuro daqueles que ficarão pelo caminho.

E então? Qual é a sua opinião sobre o marketing de conteúdo? Você já conhecia o tema? Já tinha esta visão e já havia se dado conta de sua relevância? Tem alguma experiência para compartilhar? Ou você ainda não bota fé nesta estratégia?

Abraços, faça o seu melhor.

Bruno Talevi

Bruno Talevi é graduado em Marketing e Propaganda, atuou como gestor na maior operadora do país e agora (de volta ao turismo) vive a sua segunda aventura tech-empreendedora cuja missão é transformar o agente de viagens na melhor opção para o turista moderno. Pretende compartilhar a sua visão sobre temas como relacionamento com o cliente, gestão comercial, consultoria e marketing digital. Sua empresa, Joocebox tornou-se a fornecedora e consultora em CRM da Poltrona 1 / P1 e, ambos, juntos, de forma inédita e exclusiva no turismo mundial, atualmente, desenvolvem o primeiro sistema de CRM para turismo, com captação de clientes, manutenção e relacionamento: P1 First Class.