Café com Filosofia

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Os 5 Erros

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Em épocas de suposta crise, as empresas reduzem (ou extinguem) os esforços de marketing quando o faturamento cai e, na verdade, deveriam dar ainda mais enfoque para essas ações.

Para você otimizar o seu investimento, listamos 5 erros mais comuns de marketing cometidos pelas agências e pequenas operadoras de viagens:

1) – Não definir seu público alvo
Público alvo é cliente que a empresa visa atingir, o viajante que consome os serviços. E para que suas ações de marketing sejam eficientes é fundamental que você conheça o seu público alvo a fundo: faixa etária, preferências, hábitos de compra, etc. OBS.: No nosso caso (P1) o programa FIRST CLASS está sendo construido para auxiliar o agente a ter essa definição.

2 – Não saber qual é o seu verdadeiro diferencial
Quando a pergunta é qual o diferencial da empresa muitos respondem que é o atendimento. Ocorre que esse atributo não é mais o diferencial. É fundamental que você saiba o que sua agência de viagens tem de especial, de diferente em relação às outras empresas do mercado local/regional e também do mercado online. Vai vender lazer no mundo todo, competindo com CVC e Decolar?

3 – Não traçar objetivos
Todo planejamento de marketing começa com a definição dos objetivos, que por sua vez devem estar alinhados com os valores, missão e visão da agência. É muito importante ter isso claro, porque se não sabemos para onde vamos, qualquer destino pode ser bom, como também pode ser muito ruim.

4 – Falar somente dos seus serviços
Falar somente dos seus produtos é o primeiro passo para o cliente não querer te ouvir, receber as suas comunicações, sejam os posts no Facebook, newsletter, e-mail marketing, etc. Já reparou que as agências postam sempre as mesmas coisas nas redes sociais? O potencial cliente quer receber informação útil, dicas, conteúdos bacanas, etc. Por isso é tão importante que você conheça seu público, para poder oferecer algo realmente valioso para ele. OBS.: No nosso caso (P1) o programa FIRST CLASS está sendo construido para auxiliar o agente a se comunicar com seus clientes, evitando enviar um comunicado sobre viagem a Buenos Aires, para quem deseja realizar sua próxima viagem para o Caribe....

5 – Pensar que propaganda e publicidade trazem resultados imediatos
A falta de conhecimento de marketing faz com que empreendedores invistam em qualquer tipo de mídia, sem entender qual é a mais adequada para atingir o seu público alvo. Pode-se gastar muito e não ter resultado, como também pode-se investir bem pouco e atrair o público desejado. Assim, não se pode prever que um anúncio, seja no Facebook ou em revista de grande circulação, vai resolver todos os problemas. OBS.: A P1 está preparando um tutorial para orientar os agentes a obterem mais resultado de postagens no Facebook, e com o uso de adwords, do Google.

Bom trabalho e boa semana!

(Fonte: Internet. Publicado por sugestão de Leonardo Menezes de Poltrona 1 Vitória.)