Conheça a Toscana, baseado na cidade de Florença! Autor: Fornecedor Poltrona 1 especializado em Itália.
Você sabia que, além dos tours padrão, com dia a dia pré-formatado, você pode dispor também de um formato de viagem livre e independente?
Esta é a DICA da Poltrona 1 Turismo & P1 Operadora: conheça a Toscana, estando baseado com a sua hospedagem principal na cidade de Firenze (Florença).
Veja a seguir a nossa sugestão de passeios diários:
SAN GIMIGNANO & SIENA
Você pode realizar este passeio de 1 dia, de forma própria e independente, via trem, ou poderá realizar um tour guiado, pré-adquirido junto a Poltrona 1 Turismo.SAN GIMIGNAN & SIENA
Seu guia de condução vai buscá-lo em seu hotel às 9h30. Este passeio começa com uma visita surpreendente à vila medieval de San Gimignano, cidade famosa por suas 13 torres construídas para simbolizar a riqueza da cidade e dos seus comerciantes. Situada ao longo do caminho francês que ligava a parte norte da Europa a Roma e ao Mar Adriático , a cidade de San Gimignano lucrou economicamente com o fluxo constante de mercadorias, têxteis , vinho e açafrão, que viajaram ao longo dessa estrada medieval.
Já no caminho para Siena e fora do caminho habitual, você vai parar em Abbadia Isola, que remonta de 1000 AC. Este foi o povoado de Ava, que em 900 AC, casou-se com um guerreiro do Norte e criou esta ilha no meio de um pântano para hospedar uma igreja. Nesta ilha artificial é ha uma igreja românica deslumbrante e preservada.
Após um delicioso almoço toscano, chegaremos à cidade de Siena. As principais atrações dessa cidade estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que tem forma de um leque.
A praça fica no meio das 17 paróquias da cidade e a antiga rivalidade existente entre elas é lembrada de dois em dois anos no Palio. Caminhos por Siena podem revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas.
Siena é a cidade medieval mais bonita da Itália, e ainda mantém a grandiosidade da época de seu auge, entre 1260 e 1348. Também conhecida como inimiga de Florença, as duas cidades tiveram mais de 300 anos de guerra.
Data do século XIII a ruptura entre as facções rivais dos Guibelinos de Siena e dos Guelfos de Florença, que seria argumento para a Divina Comédia de Dante.
O Palazzo Pubblico, onde se encontra a graciosa prefeitura gótica da cidade, com 102m, foi concluída em 1342. A torre do sino, Torre del Mangia, é a segunda mais alta torre medieval da Itália.
Em Siena, você estará livre para visitar a cidade e fazer o que você quiser. O guia de condução, naturalmente lhe dará muitas dicas e muita informação enquanto você está a caminho da cidade. Será marcado ponto de encontro para ao final do dia, aprox as 16h ocorrer o retorno para Florença o qual dura 50 minutos.
O passeio geral começa às 09h30 e termina aproximadamente às 17h.
PISA & LUCCA
Saída às 09h30 do seu hotel em Florença. O passeio começa com uma visita a pitoresca cidade de Lucca, um verdadeiro tesouro na Toscana que tem uma grande influência francesa. Após a sua chegada, a primeira coisa que você notará são as impressionantes muralhas, diferente de qualquer outro lugar da Toscana. A sua visita começa na Piazza Napoleone, onde esta o belo Palazzo Ducale. Em toda parte que você olha, você vai perceber a herança de Elisa Baciocchi, irmã de Napoleão
Bonaparte, que governou Lucca, no século 19. Em seguida podemos admirar por fora a catedral de San Martino onde se encontrão grande crucifixo de Lucca. Diz a lenda que o rosto de Cristo foi esculpido por Nicodemos, que é mencionado nos Evangelhos por ter testemunhado a ressurreição e ascensão de Cristo e assim foi capaz de recriar a visão. Antes de sair da cidade vamos também fazer uma visita ao local de nascimento de Giacomo Puccini. O almoço será livre e a seu gosto, e seu guia vai lhe dar sugestões de uma trattoria em maravilhoso local.
Depois do almoço, seguiremos por carro até Pisa, direto para a Piazza dei Miracoli, onde veremos a Catedral e a famosa Torre Inclinada. Se preferir, você pode alterar o dia e visitar também o fascinante Museu Naval, ou fazer um desvio para Vinci no caminho de volta a Florença. Famosa cidade onde nasceu Leonardo da Vinci (1452-1519) esta cidade ao alto da colina presta homenagem ao gênio no museu Leonardino, abrigado em um castelo do século 13, em acervo que reúne maquetes em madeira das maquinas e invenções de Leonardo.
Em Lucca e Pisa você terá tempo livre para visitar a cidade e fazer o que você quiser. O guia de condução, naturalmente lhe dará dicas e muita informação enquanto você está a caminho da cidade.
O passeio começa às 9h30 e termina aproximadamente às 17h
EXPLORANDO LUCCA E AS PEDREIRAS
DO FAMOSO MÁRMORE DE CARRARA
Saída às 09h30 do seu hotel em qualquer lugar em Florença. Após cerca de uma hora de carro você vai chegar à encantadora cidade de Lucca. Esta cidade tem origens muito antigas: por um longo período ela estava sob o controle do Império Romano e mais tarde tornou-se uma cidade Medieval muito importante, principalmente no comércio da seda e lã. Você terá tempo para descobrir o centro da cidade, rodeado por 4 km de muralhas perfeitamente conservadas.
Visite a Catedral, fundada por São Frediano, no século 6 e renovada no século 11, bem como para a igreja de San Michele e praça Napoleone , onde o palácio de Elisa Baciocchi está situado. Elisa foi uma das irmãs do general francês, que reinou em Lucca e em seu território por muitos anos no século 19.
Depois de deixar Lucca você vai em direção ao mar , mais especificamente à cidade de Pietrasanta, a capital histórica da Versilia e uma das mais apreciadas localidades à beira-mar na Toscana. A cidade também é conhecida na Itália pelo Carnaval folclórico que é realizado a cada fevereiro.
Tempo para um almoço maravilhoso em uma trattoria local. Posteriormente, se houver tempo, podemos fazer uma breve parada na cidade de Colonnata para saborear o famoso “lardo” que é uma carne de porco salgada típica da Toscana, maturada por vários meses em lajes de mármore. Em seguida nos dirigimos para as montanhas, os “Alpes Apuanos. “Isto é: onde o mármore foi extraído por muitos séculos”. O mármore encontrado aqui é único no mundo por seu brilho: Michelangelo Buonarroti vinha aqui pessoalmente para selecionar as lajes de mármore que ele usou para suas obras-primas – como o David e pietás. Você terá a oportunidade de visitar uma pedreira de mármore e o museu Walter Danesi Heritage. No museu ao ar livre, você terá a chance de conhecer os instrumentos e acessórios usados pelas cavatori ( escavadeiras ) que viviam na pedreira com as suas numerosas famílias .
Esta excursão é para aqueles que não querem se contentar simplesmente observando arte em um museu lotado. Esta excursão é para aqueles que querem entender como um pedaço de pedra bruta pode ser transformada em uma obra brilhante! Além disso, para os amantes da escultura que pretendem concentrar toda a excursão em conhecer os segredos da fabricação de mármore, em vez de explorar Lucca podemos visitar um ou dois estúdios de arte local em Pietrasanta para ver como os artistas realmente convertem o “ouro branco” em fabulosas obras de arte. Após esta visita um passeio de cerca de 1 ½ hora o levará de volta a Florença. O passeio começa às 9h30 e termina aproximadamente às 17:00h.
Cores e Sabores em Florença
Explore os recantos menos conhecidos de Florença com um guia nativo: Ao longo do caminho descubra pequenas igrejas, novos perfumes, afrescos! Seu dia será inesquecível! São três horas de passeio: começa com o tour na Basílica di Santa Maria Novella e termina no mercado Sant’Ambrósio. Ao longo do caminho haverá tempo para dedicar-se aos impressionantes afrescos de Domenico Ghirlandaio, tanto em Santa Maria Novella como na igreja de Santa Trinitá . Os detalhes das roupas femininas e masculinas nobres são de tirar o fôlego! Aproveite os antigos perfumes e aromas tradicionais, preparados pelos frades dominicanos na antiga farmácia de Santa Maria Novella, que é uma das mais antigas farmácias da Europa e experimentar alguns dos seus produtos mundialmente famosos.
Caminhe ao longo da “Via delle Belle Donne”, a rua das senhoras “bonitas” até chegar à Via Tornabuoni, famosa pelas suas elegantes lojas como Armani, Ferragamo e Pucci.
Saboreie um café ou um cappuccino com chocolate ao se sentar em um confortável café da famosa cidade antes de entrar no coração medieval de Florença, a Piazza Signoria. Prossiga nas ruas estreitas rodeadas de casas, torre alta e palácios renascentistas, onde se escondem preciosos detalhes de cores, adegas, armazéns e artesanatos. Estes artesãos vendem as suas porcelanas preciosas, papéis, tecidos e artigos de couro, pinturas… Parar em uma padaria local para provar a focaccia com azeite que tem um sabor irresistível e uma fatia da pizza do forno ! De acordo com a estação do ano, podemos saborear doces típicos da estação, como os bolos feitos com uvas, creme, maçãs, pêssegos e uvas passas. Termine o dia no emocionante mercado Santo Ambrosio, situado em um prédio histórico do século 19. Aqui você vai saborear os melhores queijos e salames típicos da Toscana.
O passeio guiado é disponível todo o ano, mas é necessário no mínimo 2 pessoas.
CORTONA & MONTEPULCIANO
Saída com guia, as 9h30 de seu hotel em Florença. Depois de uma hora e meia entre os vinhedos e olivais da região da Toscana Valdichiana chegaremos a colina da cidade de Cortona, uma cidade de origens antigas, mais recentemente tornada famosa nos livros de Frances Mayes: Bella Toscana e Sob o Sol de Toscana. Como a maioria das cidades italianas, Cortona possui uma riqueza de história. Fundada pelos Etruscos, Cortona é uma das mais belas cidades nas colinas Toscanas.
Muito poderosa na Idade Média, foi capaz de defender-se contra Siena e Arezzo. Apresenta-se como um atraente labirinto de ruas antigas e construções medievais, como o Palazzo Comunale, Museu dell´Accademia Etrusca, que exibe objetos etruscos e grande variedade de peças romanas e egípcias.
Cortona oferece vistas fantásticas da paisagem – a Valdichiana que se estende do oeste e o lago Trasimeno visível sobre as colinas baixas, ao sul. Usar sapatos confortáveis, porque as ruas são íngremes em Cortona ! Vamos percorrer o centro da cidade, com tempo para visitar a catedral e a igreja de San Domenico.
Ao meio-dia vamos deixar Cortona e seguiremos para Montepulciano, no coração do Vale d’Orcia, conhecida em todo o mundo pelo seu vinho e seu queijo pecorino de ovelhas. Uma das mais elevadas cidades toscanas em colinas, Montepulciano é construída ao longo de uma crista estreita. É uma cidade incrivelmente bela – ideal para apreciar bonitas paisagens , praças e esquinas dotadas de Palácios da Renascença e igrejas. Nossa primeira parada é San Biagio localizado na periferia. O arquiteto Antonio Sangallo, o Velho, construiu esta igreja acima de uma antiga capela e é uma das criações mais harmoniosas do Renascimento na Itália, construída por dentro e fora de travertino poroso, mistura de pedra colorida perfeitamente adaptada com o seu lugar na paisagem.
Depois do almoço, que é livre, sua exploração continuará na parte superior da cidade. Nós andaremos pela Via Poliziano (em homenagem ao poeta e humanista do Renascimento, que nasceu aqui) e vamos visitar as igrejas de Sant’Agnese e Santa Lúcia. As muralhas e fortificações da cidade oferecem vistas para Úmbria e o Sul da Toscana.
De seus vinhedos é produzido o Vino Nobile, que deu fama à cidade e uma visita não estaria completa sem uma degustação. Nós realmente teremos a chance de saborear este maravilhoso tinto em uma das caves do vinho único, localizado em cavernas sob a cidade, talvez servido com um pedaço de queijo pecorino de Pienza!
Após a degustação, vamos deixar Montepulciano e voltar a Florença.
O passeio começa às 9h30 e termina aproximadamente às 17:00h
A DAY IN CHIANTI
Passe o dia degustando vinhos maravilhosos e conhecendo a famosa área entre Florença e Siena conhecida como Chianti. Seu guia vai buscá-lo em seu hotel às 9h30. Saída de Florença a partir do sul em direção a pitoresca Chiantigiana Rota do Vinho. Seu dia de degustação já começou! A primeira parada será na aldeia de Montefioralle no castelo do século 13, com suas típicas vielas. Depois seguimos em direção a Greve in Chianti , a principal cidade da região de Chianti Clássico, com sua famosa praça do século 19.
Tempo para passear pela maravilhosa praça e visitar o famoso açougue Falorni , onde você poderá provar salames, queijos e embutidos de javali. Greve é a cidade natal de Giovanni da Verrazano, que no século 14 descobriu a baía de Nova York. Se você quiser aqui há a chance de visitar uma adega cooperativa local, que exibe com orgulho mais de 150 tipos diferentes de vinho, e muitos deles você poderá provar.
Já será quase hora do almoço, quando iremos para a fazenda próxima de Davide Migliorini , Montagliari . Antes de desfrutar de uma refeição maravilhosa “al fresco “em seu terraço panorâmico ao ar livre, você terá a oportunidade de caminhar por seus vinhos e a histórica adega de Vinsanto e provar não só os seus vinhos maravilhosos, mas também a sua pequena produção de ” mosto di chianti “- vinagre balsâmico, que é envelhecido em barris pequenos por 15 a 30 anos.
Após o almoço, conheceremos uma pequena vinícola, Casa Emma, onde é feito um maravilhoso Chianti Clássico. O restante da tarde será livre. Se o tempo permitir, pode visitar o interessante Chianti Botanical Gardens. Ou então você pode ter a possibilidade de aprender mais sobre a civilização etrusca, visitando outra cidade de vinho e encantadora: Castellina in Chianti.
E, se você não teve bastante vinho ainda, uma visita pode ser arranjada para outra fabulosa adega próxima, Rocca della Macie. Consulte seu guia e solicite.
Então, depois de 1 hora retornamos a Florença, com memórias para durar uma vida.
O passeio começa às 9h30 e termina aproximadamente às 17:00h.
O custo para a degustação de vinhos não estão incluídas (preço varia de adega para adega, e em algumas vinícolas também são grátis).
Por favor, entenda que o itinerário pode mudar devido a política sazonal de abertura e encerramento dos estabelecimentos locais.
MONTALCINO PARA CONHECEDORES DE VINHO
Passe o dia em uma das partes mais bonitas da Toscana degustando um dos mais prestigiados vinhos da Toscana. Saída às 09:00 do seu hotel em Florença.
Depois de um passeio de cerca de 1h e meia você vai chegar a uma zona de tirar o fôlego em torno de Montalcino, terra do famoso vinho Brunello.
Seu dia será passado a visitar dois ou três maiores produtores (dependendo de quanto tempo é gasto em cada lugar !) e desfrutando de provas deste encorpado vinho tinto da uva sangiovese, ícone do lugar.
A primeira parada será na adega Altesino, localizada em uma belíssima propriedade rural.
Depois disso, é quase hora do almoço e que melhor lugar para almoçar do que na cidade de Montalcino!
Aqui você vai ter tempo para passear pelas ruas, desfrutando o panorama, a fortaleza dos Médici e as lojas que tornam esta vila serrana tão especial. Você pode querer experimentar alguns vinhos na pitoresca ”slow food” wine bar de propriedade de um aposentado enólogo local.
Após a hora do almoço poderá visitar no campo a muito especial, antiga e pitoresca abadia românica de Sant’Antimo , espero que a tempo de ouvir os cantos gregorianos, cantados ao vivo pelos frades atuais.
Posteriormente, o dia continua com uma visita às caves do histórico de Biondi Santi, o berço do vinho Brunello di Montalcino. Desfrute de uma degustação para aprender mais sobre esta família famosa e a adega. Se o tempo permitir outra adega poderá ser visitada, caso contrário, no caminho de volta a Florença, você poderá relaxar e desfrutar da paisagem toscana, que a faz tão singular. O passeio começa às 9h30 e termina aproximadamente às 17h30min. Note que, devido a épocas do ano, as vinícolas do itinerário poderão ser alteradas. O preço da degustação individual não está incluída (preço varia de acordo com a adega e a vinícola, e em algumas vinícolas também são grátis).
BOA VIAGEM !!!
Você pode solicitar pacote sugerido para ITALIA, incluindo TOSCANA, contatando o seu Agente Pessoal de Viagens Poltrona 1 Turismo e, em: inter-p1@poltrona1.com.br