Poltrona 1 Turismo

dicas

buenos1.jpg

BUENOS AIRES - Sobre as Casas de Shows

COMPARTILHE

Sobre as Casas de Shows

Os argentinos desenvolveram uma forma de atrair receita do turismo internacional, de alto nível, e tecnicamente muito bem preparada, digna de um show da Broadway: os chamados Restaurantes-Show. São casas diferenciadas, cada uma com seu estilo próprio, de comida, de arquitetura, do show. Existem muitas, sendo que algumas merecem comentário em destaque:
- El Viejo Almacen: Localizada em San Telmo, foi uma das precursoras deste estilo de atração, a “cena/show”. Está localizada de forma que jantar em show acontecem em edifícios separados (diferente da maioria, onde jantar e show ocorrem em mesmo ambiente). No edifício onde é servido o jantar, em dois ambientes, térreo e superior, o local é clean apesar de histórico, e o cardápio é escolhido na hora por cada cliente entre algumas opções de entrada, prato principal e “postre” (sobremesa). A bebida é livre, e uma garrafa de vinho (atualmente Norton) é inclusa por cada mesa de 4 pessoas. Após o tempo de “cena” (jantar) o cliente é convidado a cruzar a esquina, e dirigir-se ao outro edifício, onde está armado o anfiteatro e palco, para o show, que inicia-se em torno de 22 a 22:30h com duração de 90 min. Na recepção é servida uma taça se champagne cortesia e os demais consumos opcionais são por conta de cada cliente. Atualmente no show, o grupo musical conta com um Sexteto de jovens talentos de excelente qualidade, e de forma adicional inclui a participação extra de um grupo de musica nativa, de caráter “andino”. Os bailarinos de tango são (como na maioria das casas) sempre jovens e buscam mostrar coreografias seqüenciais que percorrem desde os primórdios do tango proscrito (de rua) até o tango atual pós Piazzola. Ao final, uma van, leva cada cliente (exceto os que foram por conta própria), ao seu hotel de origem, repetindo o que já havia sido procedido na chegada.
- Boca Tango: Situada no bairro de La Boca, a poucas quadras do estádio La Bombonera, do Boca Juniors, também possui a característica de jantar e show em ambientes distintos, mas acrescenta uma inovação: jantar + 2 shows, onde o primeiro show, logo após o jantar ocorre em um espaço aberto, atrás dos locais de jantar e 2º show, sua temática é um Teatro de Comédia, onde os artistas representam a vida de uma família italiana dos princípios da imigração, em um cenário que reproduz fielmente os cortiços da época (que ainda são mantidos na outra Rua Caminito, que fez parte do City Tour do pacote de viagem do turista) e em cujo interior cada cliente pode adentrar e observar os móveis da época. Ao final existe uma interação entre atores e clientes... e, todos são convidados ao 2º show. Em um salão de época, bem decorado, por mais uma hora, os clientes são “brindados” com excelente show, mais ousado em sua coreografia e dinâmico a ponto do tempo transcorrer rapidamente. Ao encerrar, na saída, (tal qual nas atrações da Disney) os clientes passam por uma sala de souvenires, para compra opcional....e seguem para seus hotéis com o mesmo transfer original.
- Esquina Carlos Gardel: possivelmente a casa com mais glamour, situada no Bairro de Abasto, e que possui este nome em homenagem ao mais ilustre personagem da história argentina do tango. Sua decoração é parisiense de inicio de 1900, com paredes em bege e dourado, lustres, e mesas com toalhas negras e detalhes em dourado, dando uma ambientação requintadissima, onde os próprios banheiros são atração...e jantar e show acontecem em mesmo ambiente: o setor de restaurante possui térreo e pavimento superior, onde também estão localizados lugares para clientes e, no palco uma característica que até o surgimento desta casa, era inédita: os músicos tocam suspensos por sobre o piso dos bailarinos e cantantes (a imagem tem sido usada pela P1 em um de seus folders para mailing). É seguramente o show mais técnico entre todos, e no qual os bailarinos usam o melhor figurino, pelo requinte e bom gosto. O Jantar a La Carte, inicia-se as 20:30h, com varias opções a escolher entre cada parte componente: entrada + prato principal + postre (sobremesa), antecede ao show que se anuncia às 22h pela apresentação em uma tela no palco de um breve filme sobre as histórias do Bairro de Abasto e da casa onde está instalado o Rest .Esquina Carlos Gardel. O show, além de tecnicamente perfeito, possui um cantante que é “sósia perfeita” de Carlos Gardel, e cujo grupo musical é dirigido pela maestrina do violino, a qual atualmente se alterna entre esta casa e a mais nova casa de jantar/show de B Aires, pertencente ao mesmo grupo e que é:
- Tango Porteño: inaugurada em 2008, pertence ao mesmo grupo de Esq Carlos Gardel. Situa-se em pleno centro, uma esquina adiante do Teatro Colon, em plena Av 9 de Julho (em uma de suas laterais, também chamada de Calle Cerrito) e ocupa o espaço onde antigamente funcionou um dos cinemas da Metro. Portanto, como seria de esperar, internamente observa-se que ali já foi um cinema, pelas enorme dimensões do palco e pela inclinação do ambiente de teatro que para se transformar em restaurante, teve cada degrau de cinema se transformado em um patamar, que juntando vários degraus, agora em um único piso, proporciona, atualmente uma renovação de arquitetura. Seguindo as características da casa anterior, está ambientada de forma luxuosa (mas mais espetacular pelo tamanho), e recria um ambiente de 10 a 20 anos após o da Esq Carlos Gardel, para a chamada época de “oro” dos idos de 1930, 1940. Sob o rodízio de vinhos Rutini, é servido o jantar, também com opções a “eligir”, onde para a entrada não podem deixar de serem escolhidas as “empanadas argentinas”. O show repete a idéia da outra casa do grupo, com o grupo musical “suspenso no ar”, mas em maior numero de músicos, 12, lado a lado, suspensos na meia-horizontal, em toda a extensão do palco, onde o fundo negro com a iluminação azul causa um impacto visual impressionante. A iluminação é o grande ingrediente extra deste show, certamente coordenada por técnicos experientes e equipamentos de última geração. A música é dirigida pela mesma maestrina violinista da Esq Carlos Gardel e possui 4 bandoneons o que garante um ritmo marcante, forte e quente. Os bailarinos são altamente experientes, e para diferenciação entre os jovens, foi incluído um casal de 3º idade, altamente técnico, que com seu estilo “menos show e mais salão” cai nas graças de todo o público e valoriza o espetáculo. Ao final, para destacar a diferenciação pela iluminação, sob um fundo todo escuro surgem quadros, no ar, suspensos, com iluminação interna prateada, onde em cada um dos 4 quadros, um par coreografa um dos números finais, surpreendendo o público, no aspecto visual. OBS.: O gerente da casa, Sr Juan Sorbi, também é um dos “amigos P1 em Buenos Aires”. Abertura da casa para jantar às 20:30h e show às 22:15h.
Comentários gerais sobre o item “Cena-Show”: este componente dos pacotes turísticos, geralmente não é anunciado nos jornais e páginas de internet, como “incluso”, pois acrescentariam mais U$ 65 a U$ 90 por pax, e a intenção da maioria dos operadores é “mascarar” o preço final para baixo para “atrair” pelo preço. Além disso, como a venda está sempre a cargo de atendentes leigos os mesmos não estão qualificados para oferecer e persuadir o pax a aceitar o item. Por outro lado, muitos pax não compram no pacote, por “acharem caro” o valor, e isto se dá por inexperiência internacional e falta de referência sobre o item. Cabe a nós, entusiasmá-lo, e comparar com um show no Brasil para que o mesmo perceba que na verdade este item possui um valor muito baixo pelo que é oferecido “in loco” e pelo que representa em qualidade e conhecimento. É um item que surgiu para “turistas”, e que encanta também os mais críticos aficcionados. Vale a pena conduzir o pax a adquirir “mais de um” destes shows.
Para viajar a Buenos Aires, consulte a unidade Poltrona 1 mais próxima de você!